top of page

A Física Quântica da Música e do Alimento com o Favela da Paz

  • Foto do escritor: gi paulino
    gi paulino
  • 16 de nov. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2019


ree
Elem Fernandes, que criou o Vegearte, sonhava com um lugar onde todos podiam sentar juntos para comer e compartilhar os bons momentos. É mestra da nutrição dos alimentos e dos relacionamentos.

Dia: 30 de novembro - Encontro dos Mestres no Instituto Favela da Paz

Horário : das 10h às 16h30

Local: Instituto Favela da Paz, Rua Miguel Dionísio Valle, 35 - Jardim Nakamura

O que vai acontecer? Um grande encontro de mestres, conversas sobre o que sonhamos para as universidades livres e muitos desaprendizados

Inscrições:



“Servir para o mundo que sonhamos.” Com este propósito, o Instituto Favela da Paz baseado no Jardim Nakamura, no extremo sul de São Paulo, ajuda a recuperar o sentido de comunidade, criatividade, colaboração e propósito de vida entre os moradores da periferia. Por meio da música, ajudou a mudar o curso da violência em um bairro considerado como um dos mais violentos do mundo em 1989. O Favela da Paz se tornou um centro regenerativo social que hoje atrai pessoas do mundo todo.


“Aqui não tiramos as crianças da rua. Trabalhamos com a comunidade para que a rua seja o melhor lugar para as crianças brincarem”, diz Claudio Miranda, fundador do instituto. “A ideia não é sair do bairro, mas transformá-lo para continuar morando nele.”


Tudo junto, misturado e inspirado


Numa casa de concreto de quatro níveis, o Favela da Paz abriga uma infinidade de projetos. No subsolo está o estúdio de música que nasceu da colaboração de vários artistas da periferia. A garagem é reservada para os ensaios da banda de percussão e para as festas e encontros que acontecem na rua.


No andar de cima está o Vegearte, projeto de alimentação vegetariana coordenado por Elem Fernandes, esposa de Claudio. O Vegearte mostra que é possível ser saudável mesmo na favela. A iniciativa oferece cursos de pratos vegetarianos feitos com ingredientes acessíveis, além de serviço de buffet para eventos. Subindo um piso acima está o Quebrada Filosófica, espaço para encontros, empreendedorismo, oficinas com jovens, bate-papos sobre justiça social e espiritualidade.


Na laje mais uma surpresa: um laboratório de tecnologias sustentáveis com cultivos de hortaliças orgânicas verticais e um biodigestor que gera gás para a cozinha do Vegearte. Os resíduos orgânicos da cozinha abastecem o biodigestor, fechando o ciclo sustentável da casa. O responsável pelas “traquinagens verdes” é Fabio Miranda, irmão de Cláudio, que coordena o Periferia Sustentável, projeto que mostra que é possível ter energia sustentável de baixo custo e de alto impacto. Fabio oferece workshops para construção de biodigestores em diversas organizações, incluindo na Universidade de São Paulo.

É neste mesmo espaço que quatro casais e seus filhos, entre eles, os pais de Claudio e de Fábio, compartilham o dia a dia, aprendem uns com os outros e encontram soluções práticas para os dilemas da comunidade.


“Aqui nos reunimos para conversar sobre como devemos cuidar um dos outros; não para falar de projetos e de dinheiro”, afirma Claudio.


ree
A banda Poesia Samba Soul, criada por Claudio Miranda, ajuda a unir as pessoas e a manter a paz num dos bairros que foi considerado mais perigoso do mundo

Poesia Samba Soul, música para a paz


Quando criança, Claudio escutava o pai dizer que ele poderia fazer qualquer coisa que quisesse utilizando apenas o que tinha ao seu redor. Assim, surgiram os primeiros instrumentos musicais feitos com lata, pedaço de papelão e tampinhas de tubaína. Uma cadeira ou um pedaço de ferro viravam instrumento musical em sua mão.

Logo cedo, percebeu que a música era um importante instrumento para a paz. Com a banda Poesia Samba Soul, criada em 1988 e um “estúdio de música comunitário”, colaborou para que as gangues deixassem suas diferenças e rivalidades de lado para tocarem juntas.


A banda Poesia Samba Soul é reconhecida internacionalmente e já se apresentou em diversos países da Europa, EUA, América Latina e Médio Oriente. Ela é formada por Claudio Miranda, Fabio Miranda, Pikeno, Paulo Torres, Elem Fernandes e Luiz Torres que, além de músicos, são empreendedores sociais, ativistas e educadores. Com uma mistura de groove, samba-soul e samba-rock, suas composições trazem letras com mensagens de incentivo e histórias do cotidiano. A banda tem seis CDs e três DVDs gravados.


Epicentro de práticas regenerativas


Estes valores e a forma de pensar, viver e resolver questões complexas do planeta, como violência, alimentação, energia, entre outros, faz do Favela da Paz um “epicentro de práticas regenerativas sociais” que atrai pessoas e organizações de todas as partes.

Além das visitas regulares de escolas, projetos e empresas brasileiras, o instituto recebe centenas de lideranças internacionais para vivências e imersões de organizações, como Gaia Education, Latin American Leadership Academy e Tamera (Centro de Investigação e Educação para a Paz, em Portugal). Desde 2009, Tamera tem sido uma grande fonte de inspiração para o Instituto Favela da Paz, que hoje é convidado com frequência para liderar alguns de seus programas.


O instituto participou também do Campus Global, encontro entre organizações e projetos da Palestina, Israel, África, América latina e EUA que inovaram em áreas de risco, com o objetivo de trocas e apoio mútuo.


Em 2018, o Favela da Paz recebeu a visita do indiano Manish Jain, transformador social que começou um movimento de educação livre na Índia. O Favela da Paz foi reconhecido como um centro de inteligência e de soluções práticas para problemas complexos do planeta. A organização foi convidada a fazer parte do movimento das EcoVersidades, aliança de universidades livres, com mais de 100 comunidades em 40 países, que colocam a educação a serviço do ambiente e do ser humano.


ree
Fabinho Miranda mestre das tecnologias verdes de baixo custo para favelas. Nunca fez universidade, mas dá aula na USP de como montar na prática um biodigestor.

Realização

ree

Parceiros e apoiadores

ree

Apoio de Comunicação

ree


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Doutorado Livre

Um espaço de aprendizagem em grupo para trocar, sonhar e realizar juntos Gosto muito da pergunta: se eu pudesse criar minha própria...

 
 
 

Comentários


 Faça parte da nossa lista de emails 

UniDiversidade

das Kebradas

Contato:

Giselle Paulino

gipaulino@hotmail.com

Cel: +55 21 99777-3349

Siga:

  • Preto Ícone Facebook

Manish no Brasil

  • Preto Ícone Facebook

UniDiversidade das Kebradas

bottom of page