top of page
  • Foto do escritorgi paulino

Crianças meditam embaixo de árvore em favela de Delhi

Atualizado: 8 de mar. de 2020

:: Fotos de Haroldo Castro ::

Vacas que caminham soltas pelas ruas e bloqueiam ainda mais o transito caótico, as cores fortes e cintilantes das roupas e um grupo de crianças meditando embaixo de uma árvore. Estes três elementos denunciam que, apesar de algumas similaridades, não estamos numa favela do Brasil, e sim da Índia.


A visita à favela de Nandal Basti, em Mukherjee Nagar, zona norte de Delhi, trouxe belos aprendizados. Talvez o maior deles tenha sido cena de aproximadamente 100 jovens embaixo de uma árvore fazendo meditação.


Nas margens de um rio empilhado de entulhos as crianças, sentadas em posição de lótus, seguiam concentradas na prática conduzida por Chanchal Bhaiya da Universidade Nalanda, conhecida pela forte tradição budista. Nem mesmo o barulho dos carros e dos tuk tuks tiravam a serenidade de seus rostinhos graciosos. Lição prática de que, não importa o caos que exista em sua volta, a paz interior depende exclusivamente de cada um.


Da Laje de uma das casas, moradores ficam curiosos com grupo de brasileiros que anda pela rua.
Sentimento de segurança e tranquilidade nas ruas da favela impressionam o grupo que vem do Brasil
“Estar na favela é um sentimento de estar num lugar que a gente já conhece. Tem pobreza, mas é uma pobreza que não descaracteriza a humanidade das pessoas. Você olha para uma criança daquelas, mas parece que elas são muito mais antigas que vc.” (Tina Gonçalves)

Assista ao vídeo das crianças meditando :


“A espiritualidade é levada às crianças desde cedo. É uma forma de trazer a união e não a competição. Vou introduzir essa prática em nossos projetos quando voltar ao Brasil, diz Hermes de Soua.


“Quando olhamos externamente vemos pobreza, mas há uma riqueza de conhecimento muito grande nesse lugar As ruas são cheias de jovens, adultos e velhos que convivem entre si.

“Foi um dos maiores presentes que ganhei na vida”, diz Claudio. “É lindo demais ver que estão mantendo uma tradição milenar. É como querer manter o samba na favela do Brasil.” (Claudinho Miranda)

A Jornada Mestre das Kebradas na Índia foi realizada por meio de um financiamento coletivo. O projeto permitiu a viagem de 5 líderes comunitários à Índia para troca de experiências com iniciativas de Universidade Livre promovida pela Shikshantar e Swaraj University. Outros sete membros da UniDiversidade das Kebradas acompanharam a viagem. O projeto é uma realização da UniDiversidade das Kebradas e da Articulação Sul e Viajologia Expedições.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doutorado Livre

Um espaço de aprendizagem em grupo para trocar, sonhar e realizar juntos Gosto muito da pergunta: se eu pudesse criar minha própria jornada de aprendizado, como ela seria? Com quem gostaria de aprende

bottom of page