top of page
  • Foto do escritorgi paulino

Mestres das Kebradas vão à Índia! Apoie esse projeto


Estamos embarcando em mais uma grande aventura. Cinco líderes comunitários fantásticos viajam para trocar experiências com iniciativas de educação livre na Índia criadas por Manish Jain e Vidhi Jain. Para esse lindo sonho acontecer, contamos com o apoio da nossa rede maravilhosa


Essa iniciativa é uma etapa importante da construção da UniDiversidade das Kebradas, um projeto de educação livre, aprendizado mútuo que reconhece a inteligência de cada lugar e os talentos de cada pessoa na busca de soluções para os dilemas ecológicos e sociais. Entre no link abaixo para mais informações sobre projeto e venha com a gente nessa jornada. Vamos juntos!



Claudio Miranda e Manish Jain caminham pelas ruas do Jardim Nakamura em novembro de 2018

A proposta da jornada é fazer uma imersão de duas semanas nas cidades de Udaipur, Rajastão, com a Shikshantar e Universidade Swaraj. Estas organizações propõe uma educação autodesenhada, a partir do sonho de cada um, sem a figura de um líder, sem sala de aula a partir de experiências práticas de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem e trabalham pelo social e ecologia do planeta. Os líderes vão participar de dinâmicas e atividade e seguir um roteiro baseado no sentir, nos relacionamentos e nas trocas. Vão participar ainda de vivências em vilas tradicionais indianas, interagir com artistas, músicos e muito mais.


Alguns dos projetos que vamos interagir


Shikshantar: O nome em hindi significa “aprender vivendo e viver aprendendo.” O instituto recebe pessoas de todas as idades para experimentos em educação onde os participantes propõe seus temas de interesses e aprendem uns com os outros.  

 

Swaraj University: Inspirada no conceito cunhado por Mahatma Gandhi “Swaraj”, que  significa autogoverno ou harmonia do Eu, a universidade apoia programas de aprendizagem no qual os alunos passam por processos de desconstrução de conceitos pré-estabelecidos pela sociedade, escolhem seus líderes e desenham seus programas de aprendizagem.   


Creative Adda: é uma escola numa favela em Delhi reconhecida por ter “alunos problemáticos”  que foi transformada devido a um experimento em educação livre trazida pela Shikshantar.    

                                      

Jail University: projeto realizado na cadeia municipal de Udaipur, onde a Swaraj University, desenvolve inúmeros projetos para que os internos, muitas vezes esquecidos pelo sistema, possam redescobrir seus talentos e potencialidades.


Udaipur, Cidade de Aprendizado: a Shikshantar reconhece que a aprendizagem pode acontecer das mais diversas formas e lugares e que toda pessoa pode ser um mestre, basta ser apaixonada pelo que faz e estar envolvida em ações ecológicas e sociais. Dessa forma, a cidade se torna uma escola sem muros.


Manish Jain na Swaraj University em Udaipur na Índia


Udaipur, Cidade de Aprendizado


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doutorado Livre

Um espaço de aprendizagem em grupo para trocar, sonhar e realizar juntos Gosto muito da pergunta: se eu pudesse criar minha própria jornada de aprendizado, como ela seria? Com quem gostaria de aprende

bottom of page