top of page
  • Foto do escritorgi paulino

O Jardim de Tetê é lançado em SP

Atualizado: 20 de out. de 2019

Com muita poesia, obra traz a trajetória da artista Tetê Brandolim, que se alfabetizou aos 83 anos e se tornou artista plástica aos 87. Tete criou maior painel de chita do mundo e espera espalhar suas flores para todo o planeta


A reitora da Universidade das Avós, Tete Brandolim, ao lado de seu painel construído com participação das avós da A. São Joaquim

Aos 88 anos, Tetê Brandolim realizou mais um dos sonhos: lançar o O Jardim de Tetê – a vida e arte de Therezinha Brandolim, escrito pela jornalista Maria Zulmira de Souza e pela artista plástica Cristiana Camargo.


Foram três lançamentos : Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, Expo Longevidade no estande do movimento Lab60+ e no Espaço Zym, culminando com as comemorações do Dia Internacional do Idoso. Os eventos foram marcados por muita emoção e surpresas para a artista. Entre elas, a inauguração a sua obra coletiva com a participação de mais de 300 pessoas idosas da Associação São Joaquim.


O livro traz a surpreendente história de como Tetê Brandolim, aos 83 anos, descobriu o seu propósito de vida e transformou-se numa referência do novo envelhecer. O Jardim de Tetê foi publicado de forma independente a partir de um financiamento coletivo realizado em setembro. (vaquinha digital).


Mestra Tetê

Tetê tem uma trajetória singular no universo das artes e na vida. Perseguiu o desejo de ler e escrever até, quando, finalmente, encontrou a educadora Jany Dilourdes Nascimento, que partiu de elementos familiares a ela para apresentar a palavra escrita, usando método Paulo Freire. E tudo começou com a receita de pão que ela costumava fazer em casa.

Junto com a alfabetização, veio a autoconfiança e o aumento da autoestima. A criatividade aflorou e o resultado são mais de 450 quadros, em um espaço de seis anos, 15 exposições entre individuais e coletivas. Autodidata, ela usa uma técnica única tendo como principal matéria-prima a chita - o mais brasileiro dos tecidos- na qual as flores são recortadas e coladas uma a uma recriando jardins multicoloridos. Ela se aventura também em desenhos, pinturas e grandes formatos.


A ideia do livro, que reúne mais de 100 obras foi da filha, a jornalista Maria Zulmira de Souza, a Zuzu, que depois de contar cerca de seis mil histórias percebeu que tinha um caso e tanto perto dela. Como gosta de lembrar, a história da mãe é universal: "Só no Brasil cerca de 14 milhões de jovens e adultos não têm ou não tiveram acesso à escola, vivendo com dificuldade em um mundo voltado para quem lê e escreve. O número de analfabetos funcionais é ainda maior. A história de Tetê é a ponto de um iceberg de potenciais adormecidos no Brasil e no mundo”.


Tetê ao lado do neto indígena Guarani Marley Tupã

Aos 88 anos, Tetê ainda tem muitos sonhos. O próximo é ir para Nova Iorque para conhecer a cidade que só viu pela TV, de preferência, levando as suas obras e o seu livro. "Eu nunca esperei ter uma velhice assim com tantas coisas boas acontecendo. Quero continuar fazendo a minha arte, os meus jardins até o dia que Deus me der força. É o trago de dentro de mim para compartilhar com as pessoas. É minha forma de agradecer pela vida".


Durante o lançamento que aconteceu no Espaço ZYN, Tetê recebeu a benção do indígena Guarani Marley Tupã.

Tetê é também a mulher com maior número de netos da história.



Serviço:

O livro pode ser adquirido entrando em contato pelo email tetebrandolim@gmail.com ou no site https://www.umlivro.com.br/

Redes Sociais DE TETÊ BRANDOLIM

Facebook:


+ informações

Maria Zulmira de Souza 11 98175 02 67 / mariazulmira@gmail.com


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page