top of page
  • Foto do escritorgi paulino

UniKebradas em 2019: momentos inesquecíveis que marcaram o ano

Atualizado: 10 de jan. de 2020

1. Mapeamento revela 50 Mestres das Kebradas:

"Se você pudesse criar sua universidade, quem seriam os professores?" Esta pergunta pautou o mapeamento afetivo realizado em cinco regiões da periferia de São Paulo entre março e junho de 2019. O mapeamento buscou pessoas que se dedicam a projetos que resolvem na prática questões importantes da comunidade. Foram identificados mais de 50 líderes comunitários apontados como Mestres das Kebradas. Mas sabemos que as periferias são muito ricas. Haja mapeamento para tanta potência que existe por aí.


2. Jornada Reimaginar a Educação sai na revista inglesa Resurgence


3. Conversa entre Manish Jain e o cientista Antonio Nobre no SESC Sorocaba

Em junho, conversa entre a Ciência e o Conhecimento Tradicional abre conferência de sustentabilidade do Sesc Sorocaba.


4. Festival das Luzes com Manish Jain no Espaço ZYM

Encontro realizado no Espaço ZYM em São Paulo reúne mais de 100 pessoas da periferia de São Paulo, Santos, São Vicente e Rio. Momento de conexão entre os Mestres das Kebradas no qual cada um trouxe suas experiências de vida e talentos.


5. Jornada Reimaginar a Educação com Manish Jain em Serra Grande (Ba)

A jornada envolveu diversas iniciativas de educação transformadora como Circo da Lua, Cozinha Escola, Dendê da Serra, EcoCoco Arte, Morada Serena, Galpão da Capoeira, Baobá, Toca da Tapioca, entre outros.


6. Casa Mederi é lançada em Suzano

O grande Mestre das Kebradas, Hermes de Sousa, lança em Suzano projeto de aceleração criativa para identificar e potencializar os sonhos de jovens da periferia em situações de vulnerabilidade social.


7. Criação do Conselho das Avós

Num processo participativo e de escuta que coloca o mais velho como protagonista, é criado o Conselho das Avós. A proposta é trazer à sociedade a sabedoria e amor dos mais velhos.


8. UniDiversidade das Kebradas sobe no palco Mesa Tendência

Em Outubro, a UniKebradas leva a potência da cozinha de periferia para festival main stream de gastronomia.


9. Vidhi Jain traz experiência da Índia no Congresso Mesa Tendência

Diva indiana! Vidhi emociona platéia trazendo sua verdade e experiência de vida na Shikshantar com a cozinha que forma comunidades.


10. Mestres das Kebradas no encontro Global das Ecoversities no México

Em parceria com a Articulação Sul, o grupo do Brasil vai ao México e mostra a inteligência da periferia em encontro de comunidades que reivindicam suas formas de conhecimento para solução de problemas globais.

O Mestre Indígena Guarani Vera Tupã dança em encontro dos povos na Praça do Palácio da Cultura, na Cidade do México. Conexão Ancestral.


11. Jornada da Cozinha da Terra das Avós


A dança, o canto, o trabalho na terra e a cozinha se tornam um só. Um dia de muito aprendizado com as mestras do coletivo Mulheres do Gau. Participação de Vidhi Jain.


12. Jornada de (Des)Aprendizagem no Favela da Paz

Encontro de mestres no Favela da Paz. Aprendizado mútuo, troca de saberes e música. Ampliando a família global.


13. Financiamento coletivo da Benfeitoria leva Mestres das Kebradas à Índia

O ano termina com o financiamento coletivo para levar os Mestres das Kebradas para uma imersão em Udaipur na Índia com os projetos de universidade livre criados por Manish Jain. Só temos a agradecer.


Parceiros e Apoiadores

Apoio de Mídia


167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doutorado Livre

Um espaço de aprendizagem em grupo para trocar, sonhar e realizar juntos Gosto muito da pergunta: se eu pudesse criar minha própria jornada de aprendizado, como ela seria? Com quem gostaria de aprende

bottom of page