top of page
  • Foto do escritorgi paulino

É preciso comer junto

Atualizado: 31 de out. de 2019

Jornada da Cozinha da Terra mostra como o alimento ajuda a formar comunidades


Doutoras em conexão com a terra, as Mulheres do Gau têm o super poder de criar agrofloresta na periferia, recuperar receitas e ainda fazer “Catarinas” (@HaroldoCastro/Viajologia)

Cozinhar é a forma mais efetiva e deliciosa de unir as pessoas e formar comunidades.

E como tudo começa e termina na terra, a Jornada de Desaprendizagem da UniDiversidade das Kebradas tem início nas cozinhas de periferia que nascem dando um novo contorno ao ato de comer. O evento acontece no Viveiro Escola de São Miguel Paulista. As anfitriãs desse encontro são as Mulheres do Gau, coletivo de mulheres nordestinas que fazem agricultura e cozinha de raiz que revolucionam as quebradas.


O coletivo é formado por Doutoras da Universidade das Avós com especialização em conexão com a terra, receitas de raízes e cultura popular. As Mulheres do Gau dão aula de superação e sagrado feminino aplicado. Tudo feito com muito charme, leveza e tempero. Consta ainda no CV a produção de brunxe e catarinas (entenda catering, no inglês). É um show de talentos.


Devido ao grande número de abraços e da alegria gerada antes dos eventos, a produção aconselha aos participantes chegarem com pelo menos 30 min de antecedência. Contadoras de histórias por natureza, você nunca mais vai querer sair de lá.

Vidhi Jain em visita ao Brasil em 2018 (@HaroldoCastro/Viajologia)

Teremos a alegria da presença da indiana Vidhi Jain, cofundadora da Shikshantar, projeto de educação livre, em Udaipur na Índia, que honra os conhecimentos locais dos povos tradicionais. Vidhi vai trazer histórias de como a cozinha ajudou na formação de comunidades. Afinal, pra resolver problemas é preciso comer junto.

Claudia Mattos no quilombola Cafundó (@GisellePaulino/UniKebradas)

Na costura de tudo isso, nossa chef Claudia Mattos, a fada mágica dos alimentos e realizadora dos pratos que parecem impossíveis. Devota da banana verde, Cláudia tem o super poder de fazer um banquete de rei usando apenas a biomassa e a casca da musácea. Essa menina ainda vai acabar com a fome no mundo.


Vamos colocar a mão na terra, plantar nossas histórias e conversar com os alimentos.

Tudo isso no melhor tempero do Brasil e da Índia. Venha desconstruir e desaprender!


Cozinha da Terra das Avós – Jornada de Desaprendizagem

Dia: 1 de novembro

Local: Viveiro Escola com Mulheres do Gau

Rua: Papiro do Egito 100b, Vila Nair.

Horário: abraços a partir das 9h30; roda de abertura às 10h

Imprensa: gi paulino - 21.997773349





257 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doutorado Livre

Um espaço de aprendizagem em grupo para trocar, sonhar e realizar juntos Gosto muito da pergunta: se eu pudesse criar minha própria jornada de aprendizado, como ela seria? Com quem gostaria de aprende

bottom of page